Divulgado em Salgueiro calendário de renovação e de novas matrículas para ano letivo 2026

Em Salgueiro (PE), Sertão Central, a Secretaria de Educação divulgou o cronograma de rematrículas e de matrículas de novos estudantes nas escolas da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2026. O procedimento, que começou com as rematrículas ontem (17), deve ser feito pelos pais ou responsáveis nas unidades escolares.

Estudantes da rede municipal de ensino, que pretendem continuar na mesma instituição, devem ter a matrícula renovada entre até o dia 26 de novembro.  Já as matrículas de novos estudantes da Educação Infantil serão feitas no período de 15 a 17 de dezembro, e aquelas por transferências entre as escolas municipais, entre os dias 22 e 26 de dezembro.

Estudantes oriundos de outras redes de ensino, públicas ou privadas, devem ter a matrícula efetuada na Rede Municipal de Ensino de Salgueiro no período de 5 a 12 de janeiro de 2026, com toda a documentação exigida, incluindo a transferência. A efetivação da matrícula se dará mediante a existência de vaga na instituição de interesse.

EJA

As matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Ensino Fundamental – Fase I, II, III e IV se dará conforme orientação própria da Secretaria de Educação, a ser enviada para as escolas pelo Setor de Educação de Jovens e Adultos da pasta. Deve ser observada a idade mínima de 15 anos para ingresso na EJA.

Educação Especial

No caso da Educação Especial, as matrículas atenderão estudantes que apresentem algum tipo de deficiência, conforme a demanda. Esses alunos, tanto das escolas municipais quanto da APAE, terão direito a Atendimento Educacional Especializado (AEE) na instituição onde for matriculado ou em instituições próximas ao seu entorno, no contraturno ao seu horário regular de estudo. É necessária a apresentação de laudo comprovando a deficiência.

Busca ativa

Em parceria com as unidades escolares e outros órgãos da prefeitura, como as secretarias de Saúde e de Assistência Social, a pasta fará uma busca ativa no decorrer de janeiro de 2026, por bairros, sítios e distritos, a procura de crianças, adolescentes e jovens e adultos que se encontram fora da escola. O objetivo é garantir o acesso de toda a população ao ensino público.

Além disso, a secretaria anunciou adesão ao Sistema Integrado de Monitoramento Estadual de Cadastro para as Creches (Simecreche), no intuito de otimizar a lista de espera das crianças de 0 a 3 anos, garantindo que as decisões posteriores em relação à matrícula desse público sejam tomadas de maneira justa e fundamentada em critérios estabelecidos por ordem de priorização.

Fonte:Carlos Britto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *