Ex-comandante da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e do 5º Batalhão em Petrolina, o Coronel da reserva José Carlos Pereira foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Petrolina, nesta semana. Ele recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan e também o título de Cidadão Petrolinense.
A medalha, a mais alta honraria do Poder Legislativo concedida a personalidades e instituições com serviços relevantes ao município, partiu de um projeto de Decreto Legislativo do então vereador Adalberto Bruno Filho ‘Betão’, em 2015. O autor da proposta lembra que, a pedido seu, o coronel Carlos viabilizou a implantação do 2º Batalhão Integrado Especializado (BIEsp) para Petrolina. O 2º BIEsp virou realidade. No entanto, nem Betão e nem o Coronel Carlos exerciam mais suas respectivas funções. Por isso a Medalha não foi entregue naquela oportunidade.
Quanto ao título, Ibamar Fernandes e Alvorlande Cruz – autores do projeto – também não conseguiram renovar seus mandatos, a exemplo de Betão, na mesma época da concessão da Medalha. O tempo passou e, nesse ínterim, Coronel Carlos chegou a viver um período na Argentina e depois em Goiás, onde tem uma de suas filhas cursando Medicina.
De volta a Petrolina, recentemente, para o casamento de outra filha, Coronel Carlos entrou em contato com a Casa Plínio Amorim para receber finalmente as suas merecidas honrarias. E deu tudo certo. Antes tarde, do que nunca.
Fonte:Carlos Britto