Os deputados Doriel Barros e João Paulo (ambos do PT) comemoraram, na reunião plenária de ontem (6) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a aprovação no Senado da proposta do presidente Lula que aumenta para R$ 5 mil mensais o limite de isenção do Imposto de Renda (IR). O projeto foi aprovado pelos senadores por unanimidade, e segue para sanção do presidente.
Para compensar a perda de arrecadação, o projeto prevê uma alíquota extra progressiva de até 10% para aqueles que recebem mais de R$ 600 mil por ano. Além disso, a medida estabelece a tributação para lucros e dividendos remetidos ao Exterior com alíquota de 10%.
Para João Paulo, a iniciativa faz com que o país avance no caminho da igualdade. “Essa vitória não surgiu do nada, é resultado da luta histórica da classe trabalhadora que há décadas reivindica um sistema de impostos mais justos”, declarou. “A medida reafirma a priorização de quem vive do seu esforço diário, uma garantia de que o Estado não tribute a sobrevivência, e que quem tem mais contribua mais”, completou.
Doriel ressaltou que a iniciativa beneficiará mais de 25 milhões de brasileiros e reforçou o compromisso da gestão federal com a redução de impostos para a população de menor renda. Ele enfatizou que a ação faz parte de um processo de reconstrução do país após os últimos anos de crise.
Fonte:Carlos Britto