Foi divulgado ontem (17) o edital do processo seletivo do Programa de Mobilidade Estudantil para estudantes interessados em cursar disciplinas no Período Letivo 2026.1 do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Podem participar discentes regularmente matriculados em cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e das demais instituições conveniadas: Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade de Pernambuco (UPE) e Faculdade de Petrolina (Facape). As inscrições podem ser realizadas na instituição de ensino superior (IES) de origem até o dia 28 de novembro.
Na Univasf, os estudantes devem se inscrever pelo e-mail dpeg.proen@univasf.edu.br. Os candidatos deverão preencher corretamente o formulário de inscrição (anexo único do Edital) e anexá-lo juntamente com os seguintes documentos: cópias do RG, CPF e comprovante de residência atualizado; histórico escolar e comprovante de matrícula recentes; além das ementas e conteúdos programáticos das disciplinas que pretendem cursar no IFSertãoPE durante a mobilidade.
Para se candidatar, é necessário estar matriculado nos semestres 2025.1 ou 2025.2 em algum curso de graduação oferecido pelas instituições participantes. Entre os requisitos estão ter concluído, no mínimo, 20% da carga horária do curso de origem; não ter participado do programa mais de três vezes; estar apto a iniciar as atividades acadêmicas no IFSertãoPE no próximo período letivo; e respeitar o limite de carga horária semestral permitido pela instituição de origem.
O processo seletivo começa na Instituição de Ensino Superior (IES) de origem, onde será realizada a avaliação inicial da documentação. Em seguida, os materiais serão enviados à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFSertãoPE, que concluirá a análise até 18 de dezembro. O resultado final está previsto para ser divulgado em 23 de dezembro. As matrículas ocorrerão entre 12 e 14 de janeiro de 2026, de forma online.
Fonte:Carlos Britto