A escolha do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga deixada aberta pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal foi muito bem recebida por magistrados da corte. Eles exaltaram não apenas as virtudes profissionais do escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas também seus elevados padrões éticos e sua cordialidade no trato pessoal.
O advogado-geral da União foi escolhido por Lula para o Supremo
O ministro Luiz Fux afirmou que o Supremo ganhará muito com a presença de Messias no tribunal.
“O Dr. Messias é um homem de bem e do bem, um excepcional profissional à frente da AGU, mercê de ter demonstrado, no relacionamento pessoal, fraternidade e respeitabilidade nos momentos de eventual dissenso. Uma notável aquisição para o STF. Veio para somar!!”.
“Parabenizo o ministro Jorge Messias pela indicação ao Supremo Tribunal Federal. À frente da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias demonstrou notável espírito público, pautando-se sempre pelo diálogo institucional com o tribunal e pela firme defesa da democracia brasileira. Desejo-lhe sucesso na sabatina”, falou o ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo.
“O ministro Jorge Messias está pronto e preparado para ser um dos 11 ministros do STF. Tem todas as vivências e conhecimentos necessários. Experiência de vida pessoal e intelectual; conhece a realidade nacional tendo trabalhado no Parlamento e no Poder Executivo. E, como AGU, atuou como advogado do Estado e manteve respeito pela corte sempre. O Senado da República saberá analisar seus múltiplos atributos. Uma vez aprovado, será muito bem-vindo ao STF”, disse o ministro Dias Toffoli.
A indicação do advogado-geral da União para a vaga no STF também foi elogiada pelo ministro André Mendonça.
“Parabenizo o Min. Messias pela indicação ao Supremo. Trata-se de nome qualificado da AGU e que preenche os requisitos constitucionais. Assim, também cumprimento o presidente da República por sua indicação. Messias terá todo o meu apoio no diálogo republicano junto aos senadores.”
O antigo ocupante da cadeira também manifestou seu contentamento com a escolha de Jorge Messias para o seu lugar no Supremo.
“Jorge Messias é uma ótima pessoa, foi um admirável advogado-geral da União e estou certo de que honrará o Supremo Tribunal Federal. Fico pessoalmente feliz com a escolha do seu nome”, comentou Barroso.
“O ministro Jorge Messias tem uma trajetória pessoal e profissional irretocável, marcada pelo notório saber jurídico e pela reputação ilibada, e certamente será um grande ministro do Supremo Tribunal Federal”, afirmou o ministro Cristiano Zanin.
“Para ser ministro do STF, além dos pressupostos constitucionais genéricos, exige-se padrões éticos impecáveis, sólido conhecimento jurídico, familiaridade com a prática judicial, leveza na convivência e inabalável espírito público. O ministro Jorge Messias passa com louvor em todos esses requisitos”, declarou o ministro Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que Messias é “um homem bom e um jurista respeitado”.
Fonte:Conjur