Organização da 2ª Corrida Stay Fit repudia postura da Prefeitura de Calumbi
Foto enviada ao Farol

Foto enviada ao Farol
Foto enviada ao Farol

Um morador de Calumbi, que preferiu não se identificar, procurou o Farol de Notícias nesta segunda-feira (17/11) para enviar uma nota de repúdio em relação a falta de apoio da Polícia Civil e de uma ambulância durante a realização da 2ª Corrida Stay Fit, ocorrida neste domingo (16/11).

Segundo ele, a organização do evento teria entrado em contato com a Prefeitura de Calumbi para solicitar o suporte durante a realização da corrida. As demandas teriam sido aceitas, inclusive com documentos assinados e protocolados, mas no dia do evento não houve a presença da polícia e nem de uma ambulância.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Ele ainda afirmou que a ausência de atendimento adequado teria colocado atletas em risco, especialmente após alguns competidores passarem mal ao longo do percurso. A seguir, confira a nota enviada à redação na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO – Organização da 2ª Corrida da Stay Fit

“A organização da 2ª Corrida da Stay Fit, realizada no município de Calumbi, vem a público manifestar seu profundo repúdio e indignação diante da ausência de apoio da Polícia Civil e da ambulância com equipe de profissionais de saúde, mesmo após todas as solicitações formais terem sido encaminhadas com antecedência, mediante ofícios devidamente assinados e protocolados.

Apesar de todos os trâmites terem sido cumpridos, no dia do evento não houve a presença efetiva do suporte solicitado, colocando em risco a integridade física dos participantes, colaboradores e demais envolvidos. Situação ainda mais grave ocorreu quando alguns atletas passaram mal, levando a equipe organizadora a buscar auxílio diretamente na ambulância — que, mesmo assim, negou o atendimento imediato e demorou a prestar qualquer tipo de ação. Ressaltamos ainda que, ao chegar ao percurso, a ambulância apenas passou pelo local da prova, sem permanecer para garantir a segurança necessária, como era esperado e previamente acordado.

Tal descaso demonstra uma falha grave no compromisso com a segurança pública e o apoio a eventos esportivos, que têm por objetivo promover saúde, bem-estar e integração social. Repudiamos veementemente a postura adotada e ressaltamos que situações como esta não condizem com o respeito que a população e os participantes merecem.

Continua depois da publicidade

Reforçamos nosso compromisso com a transparência e com a realização de eventos seguros, e esperamos que providências sejam tomadas para que fatos como este não se repitam”.

Organização – 2ª Corrida da Stay Fit

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

O OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias procurou a Secretaria Municipal de Saúde de Calumbi para esclarecer a situação. A pasta enviou uma nota a respeito.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

“Em atenção à nota de repúdio emitida pela organização da 2ª Corrida da Stay Fit, o Município de Calumbi vem a público esclarecer os fatos e reafirmar seu compromisso com a garantia da saúde e do bem-estar da população.

Primeiramente, reconhecemos que houve uma falha de comunicação interna que impactou a disponibilidade imediata da ambulância no local do evento. No entanto, é importante destacar que, em nenhum momento, o Município deixou de prestar atendimento ou se omitiu diante de qualquer situação que envolvesse risco à saúde dos participantes.

O Hospital Municipal está localizado a aproximadamente 250 metros do percurso da corrida, o que garantiu que os primeiros atendimentos pudessem ser realizados de forma rápida e segura pela equipe de plantão, sem comprometer a integridade dos atletas ou demais envolvidos.

Continua depois da publicidade

Esclarecemos, ainda, que o motorista designado para permanecer à disposição no evento precisou atender, de última hora, a uma demanda urgente de transporte de um paciente, situação que infelizmente coincidiu com o horário da corrida. Mesmo assim, assim que concluído o atendimento emergencial, a ambulância deslocou-se ao local.

Reforçamos nosso respeito à organização da corrida, aos atletas e à comunidade, bem como nossa disposição para dialogar e aprimorar os fluxos de comunicação e apoio para eventos futuros, a fim de evitar que qualquer transtorno semelhante volte a ocorrer”.

Município de Calumbi
Secretaria Municipal de Saúde



Fonte:Farol de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *