Um encontro formativo reuniu nessa quarta-feira (12) professores de robótica das escolas municipais de tempo integral de Juazeiro (BA). A iniciativa, realizada na Escola de Formação Continuada de Educadores Parlim (EFEP), teve como objetivo trabalhar a cultura maker na prática – ou seja, um movimento que incentiva as pessoas a criarem, consertarem e compartilharem projetos e soluções de forma prática.
Durante o encontro, os professores foram estimulados a apresentarem ideias inovadoras para melhorar o seu ambiente educacional, a partir da temática sustentabilidade. “A partir dessa ideia apresentada, os professores estão construindo instrumentos que podem ser trabalhados na escola, para que, em um segundo momento, utilizando sucata, material eletrônico, fios, LEDs e motores, eles consigam construir protótipos que contribuam para o dia a dia da escola“, explicou o formador Matheus Vinícius Vidal.
Para Jonathan Emanuel, professor de robótica das Escolas Municipais Caic Misael Aguilar e Professora Mazzarello Cavalcanti, os encontros formativos são essenciais para o trabalho do professor. “A formação é extremamente importante para os professores e a robótica anseia por esses encontros. Ter esses momentos com outros professores de robótica faz com que a gente tenha trocas de experiências, para ter mais ideias do que levar para a sala de aula“, avaliou.
Fonte:Carlos Britto